domingo, 24 de março de 2013

Mais uma meia...

... Maratona! Yaaaaaay!!

Não é cá das outras de se meterem nos pés, que dessas já eu tenho muitas! E ainda bem, porque a lavar roupa uma vez por mês, é uma sorte ter tantas para usar nesse periodo.

Mas pronto..

7h da manhã e toca o despertador para acordar! Acordei... mas usei o snooze 2 vezes, por isso só por volta das 7:20 é que saí da cama. Vestir-me, comer qualquer coisa (um leite e uma banana), ver se não faltava nada, e aí vou eu a caminho do Sete Rios para apanhar o jaquimbóio.

7:55h e estava eu a chegar e à procura de estacionamento. Vi que a cancela da saida daquele parque debaixo do viaduto, ao lado da saida do metro do zoo, estava aberta e pensei cá para mim: "olha, that's very nice, é à borla como eu pensava que era..". Tirei o ticket para abrir a cancela da entrada e estacionei todo jolie da vie. Mas eu penso muito e erro muito.. mas já lá vamos.

Como tinha combinado com outro pessoal naquela zona às 8:25 para apanharmos o jaquimbóio, não tive muita pressa, e quase em cima da hora fui para lá... fui o primeiro a chegar, chegaram os outros, metemo-nos no dito e só parámos no Pragal. Depois foi fazer o percurso até às portagens da Ponte Salazar (ou 25 de Abril, como quiserem). Tavamos convencidos que a partida era às 10h, mas afinal era às 10:30, o que queria dizer que tinhamos chegado 1h antes.. o que não foi mau, pois assim apanhamos um lugar mais à frente. Esperar, conversar, mexer no rabo ao Bino, alongar, avançando a pouco e pouco, e chega a hora da partida.

PUUUM!! Ouviu-se nos céus!
Mas foi só alguém a rebentar um balão, porque ali não há cá disparos para ninguém. Chega a hora, o tempo começa a contar e a malta arranca por ali afora! O inicio da prova é sempre complicada, porque é muita gente na ponte, e infelizmente a organização ainda não foi capaz de arranjar solução para os lentos não ficarem logo ali a entupir. É que há malta, que logo desde o metro 1 vão sempre, mas sempre a andar! E ao lado uns dos outros! E no meio da ponte!! E com velhos e crianças!! E EU SÓ ME APETECE ATIRÁ-LOS DA PONTE ABAIXO!!! (respira... breath in... breath out..) Pronto, lá fui ao meu ritmo e como não estava treinado como deveria estar, fiz um tempo pior que a minha ultima meia-maratona. Piorei em 10mins! Mas isto com trabalho e faculdade e mau tempo, fica complicado ter tempo para treinar como deve ser. Mas já está mais uma, e nada é mais gratificante, mais rápido ou mais lento, do que acabar uma prova deste género! :)
A única coisa menos boa, é que fiquei com os pés cheios de bolhas, o que tem o seu lado positivo, quando ando descalço e parece que estou a pisar um tapete feito de patinhos bebés!

Deixo aqui abaixo o link para poderem ver o percurso e os tempos..

>>>> Percurso e tempo da corrida! <<<<

E engane-se quem pensa que eu vou a estas coisas porque quero ser atleta profissional ou porque preciso de alguma forma combater as minhas idas quase diárias ao Mac ou as porcarias todas que como, ou ainda por uma questão de saúde! Nada disso!! A principal razão são duas: a primeira é que no final da prova eles dão sempre um gelado (desta vez era um novo da Magnum que até vinha dentro de uma caixa), e a segunda é que só se vê calções curtinhos e calções de licra em rabinhos de miudas bem boas! Mais melhores que as de Ermesinde!
E ir a correr atrás de um especime destes, é tão, tão bom... Até nos faz abrandar o ritmo!
Claro que depois há as gordas com cús de 100kgs que também usam esta vestimenta, e estas são as que nos fazem acelerar o ritmo para deixar aquela visão do Demo para trás!

Depois da prova, foram-me levar até ao carro. E foi aí que tive uma surpresa a modos que desagradável e que me deixou a pensar que vivemos num país de atrasados. Afinal o parque era pago! Fiquei a perceber isso quando vi a cancela fechada e um gajo dentro da casinha do pagamento. Tal como eu, mais gente pensou ser parque livre, e ao não ter dinheiro comigo, dirigi-me lá ao senhor para perguntar onde podia levantar dinheiro. Já lá estava outro senhor a barafustar que de manha quando chegou a cancela estava aberta e pensou que não fosse preciso pagar e blá blá, ao que o funcionário disse que não podia fazer nada. E aí eu perguntei, porque é que de manhã, a cancela da saída estava aberta, ao que ele me respondeu "É para quem aqui deixa o carro durante a noite, poder sair, porque não está aqui ninguém para receber o pagamento.". E tanto eu como o outro, ficámos a olhar com cara de parvo para ele e disse "então se eu aqui deixar o carro até logo à noite, posso cá vir buscá-lo sem pagar!?", e o funcionário "Pois... quer dizer....".
Obviamente que tanto eu como o outro fomos levantar dinheiro e não ali deixámos o carro até ser de noite, mas isto é só mais um exemplo da forma como este país nunca ha-de fazer justiças aos que foram conquistar outros mundos envergando a bandeira de Portugal.

A mudalha!

6 comentários:

  1. Eh pah acabaste com o mesmo tempo que ue, só que eu como trazia o dorsal da mini, não me isncrevi e o meu cunhado ganhou um no record um dia antes fui correr e virei à esquerda em Alcantâra, não consegui passar na meta Zzzzz tive de voltar para traz e ir pela saída da mini, 1h56min na mini...
    Já não volto a fazer esta. Se me der para correr outra vez 21km vou escolher o Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois, apesar de se ir na 23ª edição, a organização ainda tem muito a melhorar. O ano passado também me enganei e fui pelo caminho da mini, so me apercebi quando comecei a ver velhos e crianças por todo o lado. voltei para trás, fui pelo caminho da meia, e acabei por fazer quase 25kms. Este ano, sei de pessoas que perderam o dorsal e foram expulsas da prova, não deram aqueles gels para se comer, e há pessoas que não aparecem na classificação (como o meu caso, diz que o meu dorsal nao existe).
      Eu vou continuar a ir a todas as que for capaz, e este ano vou na minha primeira maratona! :D

      Eliminar
  2. Qual é a maratona que vais fazer?
    Dessas não sabia, assim sendo, acho que será a ultima, promoverem a corrida porque faz bem e não sei quantos, quando o que lhes interessa mais é o valor da inscrição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou fazer a maratona de lisboa, que vai coincidir no mesmo dia que a meia maratona de portugal (a da vasco da gama)..
      Pois, ha mesmo muita coisa que devem melhorar.. O que mais me enerva nisto é não haver divisao das pessoas por tempo, que é essencial nestas coisas e nada dificil de se fazer.. Um codigo de cores e tá resolvido o assunto.. Mas sim.. 40000 pessoas a 16€ cada uma.. É fazer as contas!

      Eliminar
  3. Essa história dos tempos já foi feita em outras corridas, funciona.
    600.000€ fora patrocínios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que dá! existe em quase todas as provas mais pequenas, de 10kms... não será dificil adoptar o esquema para este tipo de prova..
      é que irrita-me solenemente, eu ter que logo no inicio, ter que me andar a desviar de pessoas que vão logo ali a andar, e ter que fazer 7mins no primeiro km!

      Eliminar

Dá a tua aparadela..