quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Conselhos para uma boa entrevista de trabalho..

No outro dia, o gajo do blogue Por Falar Noutra Coisa escreveu um post dando algumas dicas para se fazer um CV. Mas ter um bom, ou mesmo um ótimo CV, não chega para se conseguir o trabalho. Se gostarem do vosso CV e vos chamarem, ainda terão de saber como se comportar e o que dizer durante a parte verdadeiramente crucial do processo de arranjar emprego: a entrevista!

Sei que para muitas pessoas isto é um autêntico 'bicho de sete cabeças', que são uns nervosinhos de primeira e que pensam que vos vão fazer perguntas relacionadas com o espaço, mesmo que se estejam a candidatar para tirar fotocópias na Staples. E é a pensar em vocês que eu vos vou dar algumas dicas para que tenham uma entrevista inesquecivel e que deixará o empregador de boca aberta, tal o espanto pela pessoa que têm à sua frente!


- Mostrem que são bons a delegar responsabilidades, mandando outra pessoa à entrevista por vocês.

- Quando vos pedirem para se descreverem em 5 palavras, digam: "Capacidades de contagem extraordinárias!". Riam.

- Levem uma caixa para a entrevista, apontem para ela e digam: "Eu faço todo o meu pensamento fora daquilo."

- Mostrem que dão 110%, despejando 10% de água a mais para o vosso copo. Sorriam com ar conhecedor.

- Digam que não vão precisar de hora de almoço porque se alimentam de resultados. Façam o barulho de um barco a motor durante 9minutos.

- Quando vos perguntarem porque são a pessoa indicada para o trabalho, desenrolem um pergaminho antigo em cima da secretária e digam: "Estava destinado.". Olhem-nos nos olhos.

- Mencionem que chumbaram em Educação Religiosa e digam "A única coisa que eu venero é produtividade!". Apontem os dois polegares para cima.

- Aluguem um cartaz do outro lado da rua sala da entrevista com uma foto vossa a lutar com um urso. Apontem para ele ocasionalmente.

- Se vos perguntarem se querem alguma coisa para beber, respondam "Pode ser um copo de emprego, se faz favor.". Riam-se durante 10 minutos. Nunca menos.

- Sejam confiantes mas subtis. Usem uma caneta para dizer "trabalho em equipa" em código Morse.

- Tatuem as vossas limitações num dos braços. Os entrevistadores adoram honestidade.

- Atendam uma chamada durante a entrevista e digam: "Não posso falar agora, vou entrar num túnel... Um túnel de esperança.". Pisquem o olho ao entrevistador.

- Lembrem-se, cada pergunta é um teste, por isso, quando vos perguntarem como estão, respondam: "Focado no sucesso, obrigado.".

1 comentário:

  1. A ideia do cartaz a lutar com o urso é capaz de resultar...

    ResponderEliminar

Dá a tua aparadela..